Um coração movido por Jesus

terça-feira, 6 de junho de 2017

Coerência


Alguns dias atrás minha professora de Filosofia Geral e Jurídica (do curso de Direito) comentou algo em aula sobre ter uma vida coerente. Então, prontamente, liguei o exemplo que ela deu com o que, muitas vezes, vivemos.

Ela falou que devemos ter uma vida coerente, dando o exemplo de que se alguém fala que não come carne para preservar a vida dos animais, mas se veste com peças de couro e pele, essa pessoa é incoerente. A pessoa defende com as palavras algo que ela não pratica com seus atos.

Uma vida coerente consiste em falar e agir da mesma forma. O que me lembra muito a vida de Jesus, que sempre foi coerente em tudo quanto disse. Mas será que temos sido coerentes? Será que temos falado a respeito de algo que temos vivido? Eu não sei, mas Deus sabe. E é da vontade dEle que vivamos de forma coerente.

Precisamos nos submeter ao Espírito Santo para que o nosso agir seja por intermédio dEle, também como o nosso falar. Assim, não haverá brecha para incoerência. Porque tudo quanto fizermos em Espírito, será guiado pelo Pai. É Seu Espírito que habita em nós.

"Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20). Nesse versículo, Paulo ainda nos mostra outro detalhe muito importante dessa vida no Espírito, a nossa fé.

A fé é essencial para a nossa vida com Deus. "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6). Mas a fé sem obras é morta, logo, também precisamos ser coerentes quanto a nossa fé.

No capítulo 2 do livro de Tiago, ele fala duas vezes, nos versículos 17 e 26, que "a fé sem obras está morta". Então, entendemos que não adianta você falar que tem fé, se não praticar boas obras por meio da fé, por meio do Espírito.

Minha oração é para que o nosso falar e agir venham ser guiados pelo Espírito Santo. Pois, somente assim, teremos uma vida coerente, vivendo aquilo que temos falado, cheios de fé no Senhor e de obras que aperfeiçoam a nossa fé.

Deus abençoe vocês!

Um comentário:

  1. Glória a Deus que nos deu esse presente. Esse texto me lembrou da música do Asaph Borba - fidelidade (Life Kids I), onde fala que sem fé é impossível agradá-Lo.

    ResponderExcluir