Um coração movido por Jesus

terça-feira, 13 de junho de 2017

A casa de Deus


Sabemos que Deus usa diversas histórias reais e parábolas para ilustrar verdades espirituais. Hoje vou compartilhar um pouco sobre uma verdade espiritual contida no capítulo 1 do livro de Ageu. Verdade sobre a qual o Senhor tem falado comigo nesses últimos dias.

Logo no versículo 4, o Senhor indaga: "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?". Quando Ele fala "minha casa", de cara pensamos em uma casa física. Mas Ele falava à respeito do nosso coração, Seu templo em nossas vidas.

Então, no versículo 6, Ele diz: "Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada."

Novamente tendemos a interpretar essas palavras de forma literária, o que é normal. Mas nosso Deus vai além, Ele nos questiona, ao citar cada uma dessas ações praticadas sem resultado pelo povo, se estamos fazendo as obras do Senhor no Espírito ou na nossa própria força.

O que mais me chama atenção nesse versículo é quando o Senhor diz que "aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada". Será que nosso coração tem sido como essa bolsa furada, onde tudo quanto temos recebido do Senhor cai e se perde pelo caminho?

Nossos corações devem ser como bolsas limpas e resistentes, onde o salário que recebemos do Senhor esteja seguro. Assim, colheremos muito. Estaremos fartos ao comer. Nos satisfaremos ao beber. Ficaremos aquecidos com aquilo que vestirmos. E, principalmente, faremos tudo em Espírito, visando agradar única e exclusivamente ao nosso Deus.

No versículo 9, o Senhor encerra dizendo: "Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. (...) Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa."

Esse versículo me enche de temor. Não podemos esperar resultado daquilo que fazemos na nossa própria força. Precisamos aprender a depender do Espírito, e não se preocupar com a nossa própria casa, mas edificar o templo do Senhor em nossas vidas. Como? Tendo comunhão com Ele e se alimentando da Sua Palavra.

Deus abençoe vocês!

Um comentário: