Um coração movido por Jesus

terça-feira, 27 de junho de 2017


"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite." (Salmos 1:1-2).

Lendo esses dois versículos podemos extrair várias informações muito importantes. Contudo, acredito que o essencial seja entender o quão feliz é aquele que tem sua satisfação, seu prazer na Palavra, e dedica tempo para meditar nela.

Quando lemos a Bíblia, estamos lendo Jesus. Conhecê-la é conhecer o Seu coração, saber quem Ele foi, quem Ele é, e quem Ele sempre será. Mas o salmista não fala sobre apenas ler a Palavra, e sim meditar nEla. Compreender o que Deus nos diz através de cada acento, ponto e vírgula.

Nada pode ser deixado de lado. "Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." (2 Timóteo 3:16-17).

É de suma importância que tenhamos prazer na leitura da Palavra, para que isso faça parte da nossa vida, e não venha a ser algo maçante, chato de se fazer. Quando temos prazer na Palavra, temos prazer no Senhor. E o mesmo acontece quando não temos.

No versículo 3 do Salmo 1, o salmista fala que, o mesmo homem que tem seu prazer na Palavra, "é como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!" E completa, no versículo 4: "Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva."

Deus nos criou para sermos árvores, criando raízes nEle e dando frutos para glorificar o Seu nome. Não existe palha que dê fruto, tudo o que a palha faz é ser levada pelo vento. Então, devemos observar se estamos vivendo como árvore ou palha.

A palha vive de um lado para o outro, não consegue se firmar. Já a árvore é estável, ela sabe que suas raízes estão em Deus, e nEle ela cresce e frutifica. Porém, para sermos árvores, devemos ter o nosso prazer na Palavra. Ela é o que mantém nossa raiz forte.

Espero ter conseguido transmitir aquilo que o Senhor falou comigo através desse Salmo. Minha oração é para que sejamos árvores, bem-aventurados por ter o prazer na Palavra e, como diz o salmista, nela meditar dia e noite.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 20 de junho de 2017


Estava buscando no Senhor qual seria o tema desse texto, e fui direcionado à compartilhar o meu testemunho, contar um pouco sobre minha conversão e quando tive um encontro verdadeiro com Deus. Espero que esse testemunho possa abençoar a vida daqueles que o lerem.

Meus pais sempre foram muito religiosos. Eles frequentavam a religião católica e eram bastante envolvidos com as atividades da igreja a qual eles frequentavam. Mas com a conversão do meu irmão, eles decidiram entregar suas vidas para Jesus, no ano em que eu completava meu primeiro aninho.

Por ser muito novo, sempre digo aos outros que "nasci na igreja". Mas a primeira experiência com o Senhor veio "só" aos 5 anos de idade. Depois de ter me acidentado em casa e ter sido diagnosticado com traumatismo craniano, Deus me curou completamente na noite que antecedera a cirurgia - de risco, que eu tinha de fazer para que o coágulo de sangue que havia se formado no meu cérebro fosse removido. Foi meu primeiro marco na vida com Deus.

Os anos foram passando, e eu sabia que, por ter operado um grande milagre em minha vida, o Senhor tinha planos tremendos. Mas ainda me faltava receber O filho, Jesus. Foi quando, aos 9 anos de idade, eu me batizei nas águas e recebi Jesus como meu Senhor e Salvador. Era o segundo marco na minha vida com Deus.

Então, no ano de 2011, meu pai descobriu um câncer que, já em seu estado grave, levou-o a falecer. Aquilo me abalou muito; fez minha fé enfraquecer ao ponto de eu não confiar mais no Senhor. Acabei, assim, passando um longo período distante do corpo e, consequentemente, de Deus.

Mas Ele não desiste de nós, e em Janeiro de 2016 eu me reencontrei novamente com Deus. O mesmo Deus que me livrou da morte aos 5 anos e me levou ao arrependimento e batismo nas águas aos 9, tem cuidado de mim até hoje. Ano passado foi meu terceiro marco na vida com Ele. Com sinceridade, me converti verdadeiramente aos Seus caminhos, e venho me convertendo todos os dias desde então.

Assim como Jesus me resgatou e me trouxe de volta aos caminhos de vida dEle, Ele também quer resgatar todos vocês que ainda não conhecem O caminho. Jesus nos ama! Minha oração é para que venhamos a experimentar, dia após dia, mais desse amor que nos é dado gratuitamente. Oro, também, para que nós não sejamos "dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos". (Hebreus 10:39).

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 13 de junho de 2017


Sabemos que Deus usa diversas histórias reais e parábolas para ilustrar verdades espirituais. Hoje vou compartilhar um pouco sobre uma verdade espiritual contida no capítulo 1 do livro de Ageu. Verdade sobre a qual o Senhor tem falado comigo nesses últimos dias.

Logo no versículo 4, o Senhor indaga: "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?". Quando Ele fala "minha casa", de cara pensamos em uma casa física. Mas Ele falava à respeito do nosso coração, Seu templo em nossas vidas.

Então, no versículo 6, Ele diz: "Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada."

Novamente tendemos a interpretar essas palavras de forma literária, o que é normal. Mas nosso Deus vai além, Ele nos questiona, ao citar cada uma dessas ações praticadas sem resultado pelo povo, se estamos fazendo as obras do Senhor no Espírito ou na nossa própria força.

O que mais me chama atenção nesse versículo é quando o Senhor diz que "aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada". Será que nosso coração tem sido como essa bolsa furada, onde tudo quanto temos recebido do Senhor cai e se perde pelo caminho?

Nossos corações devem ser como bolsas limpas e resistentes, onde o salário que recebemos do Senhor esteja seguro. Assim, colheremos muito. Estaremos fartos ao comer. Nos satisfaremos ao beber. Ficaremos aquecidos com aquilo que vestirmos. E, principalmente, faremos tudo em Espírito, visando agradar única e exclusivamente ao nosso Deus.

No versículo 9, o Senhor encerra dizendo: "Vocês esperavam muito, mas, eis que veio pouco. (...) Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa."

Esse versículo me enche de temor. Não podemos esperar resultado daquilo que fazemos na nossa própria força. Precisamos aprender a depender do Espírito, e não se preocupar com a nossa própria casa, mas edificar o templo do Senhor em nossas vidas. Como? Tendo comunhão com Ele e se alimentando da Sua Palavra.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 6 de junho de 2017


Alguns dias atrás minha professora de Filosofia Geral e Jurídica (do curso de Direito) comentou algo em aula sobre ter uma vida coerente. Então, prontamente, liguei o exemplo que ela deu com o que, muitas vezes, vivemos.

Ela falou que devemos ter uma vida coerente, dando o exemplo de que se alguém fala que não come carne para preservar a vida dos animais, mas se veste com peças de couro e pele, essa pessoa é incoerente. A pessoa defende com as palavras algo que ela não pratica com seus atos.

Uma vida coerente consiste em falar e agir da mesma forma. O que me lembra muito a vida de Jesus, que sempre foi coerente em tudo quanto disse. Mas será que temos sido coerentes? Será que temos falado a respeito de algo que temos vivido? Eu não sei, mas Deus sabe. E é da vontade dEle que vivamos de forma coerente.

Precisamos nos submeter ao Espírito Santo para que o nosso agir seja por intermédio dEle, também como o nosso falar. Assim, não haverá brecha para incoerência. Porque tudo quanto fizermos em Espírito, será guiado pelo Pai. É Seu Espírito que habita em nós.

"Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20). Nesse versículo, Paulo ainda nos mostra outro detalhe muito importante dessa vida no Espírito, a nossa fé.

A fé é essencial para a nossa vida com Deus. "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (Hebreus 11:6). Mas a fé sem obras é morta, logo, também precisamos ser coerentes quanto a nossa fé.

No capítulo 2 do livro de Tiago, ele fala duas vezes, nos versículos 17 e 26, que "a fé sem obras está morta". Então, entendemos que não adianta você falar que tem fé, se não praticar boas obras por meio da fé, por meio do Espírito.

Minha oração é para que o nosso falar e agir venham ser guiados pelo Espírito Santo. Pois, somente assim, teremos uma vida coerente, vivendo aquilo que temos falado, cheios de fé no Senhor e de obras que aperfeiçoam a nossa fé.

Deus abençoe vocês!