Um coração movido por Jesus

terça-feira, 9 de maio de 2017

Amizade


"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido." (João 15:15).

Já fazem algumas semanas que sonhei com esse versículo, onde uma voz repetia-o constantemente, mas a página onde ele deveria estar fora rasgada. Não entendi o que o Senhor queria me mostrar com o sonho, até que fui descobrindo durante os últimos dias.

O sonho ilustrava uma triste realidade do nosso tempo: muitas pessoas não buscam o Senhor pelo que Ele é, e sim pelas coisas que Ele pode dar. Não se tem uma amizade verdadeira com o Pai, mas uma amizade falsa e superficial. E qual o maior sinal de uma amizade falsa? O interesse.

Jesus veio ao mundo para nos reconciliar com o Pai. Restaurar a amizade perdida por consequência do pecado. Porque é, e sempre foi da vontade de Deus ser nosso amigo. E não qualquer amigo, mas o melhor amigo - em quem confiamos e à quem contamos tudo o que estamos passando.

Mas como ser amigo de uma pessoa com quem não conversamos? A amizade consiste na proximidade, na conversa. Para sermos amigos de Deus, precisamos buscá-lo. E não apenas buscá-lo, mas também nos afastarmos daquilo que nos distancia dEle. Nos afastarmos do pecado, do mundo.

Sabe quando você tem um amigo bem chegado e ele começa a fazer amizade com aquela pessoa que você não gosta? Imagine que você é Deus, e nós somos esse amigo bem chegado dEle. Aquela pessoa que você não gosta é o mundo. Para sermos amigos de Deus, não podemos ser amigos do mundo. Tiago deixa isso bem claro quando escreve que "quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4).

Sendo assim, precisamos buscar o Senhor pelo que Ele é, nos tornando próximos dEle - dedicando tempo para conversar com o Pai, e nos afastando das coisas do mundo. Aí sim Jesus nos chamará amigos, e conheceremos o Pai, assim como Ele nos conhece.

Deus abençoe vocês!

Um comentário: