Um coração movido por Jesus

terça-feira, 30 de maio de 2017


"Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram." (Matheus 7:14). Enquanto eu buscava o Senhor a respeito do assunto para o próximo texto do blog, Ele me mostrou esse versículo. Então, orando, entendi o que Ele queria que eu escrevesse.

Jesus, nesse texto de Matheus 7:14, fala sobre uma porta e um caminho; mas tanto um quanto o outro dizem respeito à uma mesma pessoa: o próprio Jesus. Como Ele fala no livro de João: "Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo." (10:9). "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (14:6).

Agora, por que Jesus diz que são poucos os que encontram essa porta? Simples. Só quem busca, encontra. "(...) busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta." (Matheus 7:7). A maioria das pessoas busca a porta mais larga e o caminho mais amplo para viver. Mas não há vida em nenhum outro caminho, porque vimos que Jesus é, também, a vida.

Mas o caminho é apertado, e não basta simplesmente passar pela porta estreita e depois ir atalhando por caminhos mais amplos. Uma vida com Jesus consiste em pegar o caminho estreito todos os dias, dizendo não aos "atalhos" que o mundo nos oferece e perseverando em comunhão com Deus, que nos colocou no Seu caminho de vida.

Com certeza não vai ser fácil seguir nesse caminho, Jesus não falou que seria - pelo contrário, Ele falou: "Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo." (João 16:33). E se Cristo venceu o mundo, por que desistir no meio do caminho? Muitos desistem. "Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos." (Hebreus 10:39).

Se seguirmos firmes pelo caminho no qual Jesus nos colocou - e Ele é o próprio caminho, gozaremos de uma vida eterna com Ele. Então, não olhe para o que o mundo oferece, pois a nossa vida terrena é passageira, mas os caminhos que traçarmos aqui, refletirão na nossa eternidade. Sendo assim, que tenhamos a nossa vida convertida para A vida, que é Jesus. E que o único caminho a ser percorrido por nós seja O caminho, que também é Jesus.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 23 de maio de 2017


Neste fim de semana que passou, estive no retiro de crianças de 10 e 11 anos como líder de quarto (ou como chamamos na nossa congregação, tio). Foi um tempo de muita alegria e aprendizado, e vou compartilhar com vocês um pouco de como foram meus dias servindo as crianças e, principalmente, o Senhor.

Logo na chegada, sexta-feira à noite, eu fiquei um pouco apreensivo - afinal, seria minha primeira vez como tio. Mas o Senhor me tranquilizou com a notícia de que seriam feitas duplas de tios por quarto, para que ninguém ficasse sobrecarregado.

Então, na manhã seguinte, as crianças começaram a chegar, e para a minha surpresa, eu já conhecia todos os guris dos quais eu iria cuidar. Deus estava tomando conta de cada detalhe. Foi a primeira coisa que Ele falou comigo: descansar e crer que a vontade dEle estava se cumprindo.

O dia foi passando, e quanto mais tempo eu ficava com os guris do meu quarto, mais eu aprendia com eles. Amor, pureza, sinceridade... o Senhor foi trabalhando nessas e em outras coisas na minha vida enquanto eu os servia. Até que chegamos no ápice do retiro: a ministração de sábado à noite.

O tema central da ministração foi paternidade - tema que tinha tudo a ver com o versículo do retiro. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome." (João 1:12). E as crianças foram muito tocadas pelo Espírito Santo nessa noite.

Foi feito um apelo, e acredito que todas elas responderam ao apelo com disposição. Nos abraçamos, oramos, choramos; fomos encobertos pela presença do Senhor naquele salão. Uma experiência que, com certeza, eu - e todos que participaram dela, nunca esquecerão.

Enfim, o retiro se encerrou na manhã seguinte, superando todas as minhas expectativas - que já eram bem grandes. As crianças, e não só elas, mas todos os envolvidos no retiro, saíram de lá decididos a viver uma vida abundante e constante com Jesus. Fui abraçado pelo Pai durante esses dias, e não quero mais sair dos seus braços de amor.

Minha oração é para que venhamos a permanecer firmes nessa decisão, e transmitir o amor de Deus a todos que ainda não o conhecem. Para que, assim como fomos feitos filhos desse Pai tão amoroso, eles também venham a ser.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 16 de maio de 2017


"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Que baita versículo, não é mesmo? Não há maior prova de amor. E o que podemos fazer para retribuir tão grande amor? Bom, vocês vão precisar ler até o final.

Quando Deus entregou o Seu único filho para morrer pelos nossos pecados, Ele não fez isso por sermos merecedores da salvação, mas foi por Seu amor para conosco. "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:21). Sim, justiça de Deus. Fomos justificados pelo sangue de Jesus, e agora somos justos perante o Senhor.

Ainda há muitas pessoas que não conseguem aceitar esse amor que o Pai tem por elas. Pessoas que se dizem não merecedoras de tamanho amor - o que, de fato, elas não são. Entretanto, não é por merecimento, mas por graça. "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus." (Efésios 2:8).

A salvação foi um presente de Deus para o homem. E se recusar um presente terreno já é difícil, quanto mais difícil é recusar um presente de Deus, que nos concede a vida eterna! Contudo, a salvação é um presente diário, e precisamos decidir recebê-la todos os dias. Agora, o que normalmente fazemos depois de receber um presente de alguém? Abraçamos aquele que nos presenteou.

Abraçar o Pai é muito mais do que ir à igreja uma ou duas vezes por semana; muito mais do que abençoar os alimentos e orar antes de ir dormir. E não desmereço a importância dessas pequenas coisas, mas quero dizer que abraçar o Pai vai além delas. Abraçar o Pai é buscar agradá-lo em tudo; buscar a presença dEle em todo momento. E o que um abraço representa, senão um ato de amor?

Afinal, Deus foi o primeiro a nos abraçar. Estávamos sujos, e Ele nos limpou; cegos, e Ele nos fez enxergar; mortos, e Ele nos deu vida. "Nós amamos porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:19). E esse amor que hoje temos por Ele não é uma condição para sermos amados, mas uma consequência de termos sido amados pelo nosso Pai.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 9 de maio de 2017


"Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido." (João 15:15).

Já fazem algumas semanas que sonhei com esse versículo, onde uma voz repetia-o constantemente, mas a página onde ele deveria estar fora rasgada. Não entendi o que o Senhor queria me mostrar com o sonho, até que fui descobrindo durante os últimos dias.

O sonho ilustrava uma triste realidade do nosso tempo: muitas pessoas não buscam o Senhor pelo que Ele é, e sim pelas coisas que Ele pode dar. Não se tem uma amizade verdadeira com o Pai, mas uma amizade falsa e superficial. E qual o maior sinal de uma amizade falsa? O interesse.

Jesus veio ao mundo para nos reconciliar com o Pai. Restaurar a amizade perdida por consequência do pecado. Porque é, e sempre foi da vontade de Deus ser nosso amigo. E não qualquer amigo, mas o melhor amigo - em quem confiamos e à quem contamos tudo o que estamos passando.

Mas como ser amigo de uma pessoa com quem não conversamos? A amizade consiste na proximidade, na conversa. Para sermos amigos de Deus, precisamos buscá-lo. E não apenas buscá-lo, mas também nos afastarmos daquilo que nos distancia dEle. Nos afastarmos do pecado, do mundo.

Sabe quando você tem um amigo bem chegado e ele começa a fazer amizade com aquela pessoa que você não gosta? Imagine que você é Deus, e nós somos esse amigo bem chegado dEle. Aquela pessoa que você não gosta é o mundo. Para sermos amigos de Deus, não podemos ser amigos do mundo. Tiago deixa isso bem claro quando escreve que "quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." (Tiago 4:4).

Sendo assim, precisamos buscar o Senhor pelo que Ele é, nos tornando próximos dEle - dedicando tempo para conversar com o Pai, e nos afastando das coisas do mundo. Aí sim Jesus nos chamará amigos, e conheceremos o Pai, assim como Ele nos conhece.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 2 de maio de 2017


Nos últimos dias, o Senhor tem falado comigo a respeito de confiar tudo a Ele, confiar o controle das nossas vidas nas mãos dEle. Então, Deus me deu um exemplo bem claro do que, muitas vezes, acontece quando Lhe confiamos isso. E é sobre esse exemplo que eu vou compartilhar.

Pense que você está assistindo a um programa que gosta muito, quando seu pai chega em casa e quer assistir a outro programa. Ele se senta ao seu lado e pede o controle. No início você pode até não querer o entregar o controle, mas é seu pai; você acaba abrindo mão da sua vontade e o entregando. Todavia, enquanto ele segura o controle, você começa a dizer o que ele deve assistir, alegando que tal programa é legal, e que ele deve pôr em determinado canal. Contudo, ele não acha o canal que você falou. Mas você continua insistindo, vai até ele e troca o canal, até encontrar aquele que você tinha dito. Isso tudo enquanto ele segura o controle.

Agora você acha que faz sentido ele segurar o controle enquanto é você quem troca os canais e escolhe a programação? Você acha que ele queria apenas ter o controle em mãos? É lógico que não! Mas assim acontece nas nossas vidas. Muitas vezes, entregamos o controle nas mãos do Senhor e continuamos a viver segundo nossa própria vontade. Continuamos procurando aquilo que nos agrada, e não procurando agradar ao Pai, ou seja, Ele vai ter o controle, enquanto nós é quem estaremos apertando os botões. Deus não quer apenas ter o controle em mãos, Ele quer poder trocar os canais e escolher a melhor programação para as nossas vidas.

Que o Senhor possa falar com vocês por meio desse pequeno texto, assim como tem falado comigo. E que possamos aprender a, de fato, confiar a Ele o controle das nossas vidas, e deixar que Ele o use conforme a Sua vontade.

Deus abençoe vocês!