Um coração movido por Jesus

terça-feira, 27 de março de 2018

Passos práticos


Estava lendo o primeiro livro de Reis quando me deparei com a história de Elias e os profetas de Baal, uma história famosa que a grande maioria das crianças que crescem em um lar cristão, como eu, costumam aprender. Mas Deus fez com que eu prendesse minha atenção em alguns detalhes peculiares, os quais eu não entendia até então.

Nesta história, Elias confronta os profetas de Baal propondo uma espécie de "batalha entre deuses". Ele sabia que o Senhor era o único Deus, e que Baal não tinha poder algum. Com isso, ele instiga tais profetas a participarem da batalha, ordenando que orassem ao deus deles, até que este ouvisse e mandasse fogo para o holocausto. E Elias faria a mesma coisa, mas orando ao Senhor.

Passado em torno de meio dia, os profetas de Baal continuavam a orar ao deus deles, sem obter uma sombra de resposta. Não caiu ao menos uma pequena faísca do céu. Então Elias pediu para que o povo se aproximasse dele, e assim o povo fez, à medida em que Elias começou a tomar alguns passos práticos.

Elias reparou o altar do Senhor, que estava em ruínas; cavou uma valeta profunda ao redor do altar; arrumou a lenha e preparou o holocausto; derramou água sobre holocausto e sobre a lenha, até que esta escorreu e encheu a valeta que rodeava o altar. De repente, Deus mandou fogo do céu, e o povo creu no poder do Senhor.

Vocês percebem que o fato de Elias não ter se envergonhado diante de pessoas que cultuavam a outro deus fez com que todo o povo cresse no nome do Senhor? Como diz em Romanos 1:16: "Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê."

O fogo que desceu do céu representa o poder de Deus, ou seja, o Evangelho. Aquele povo precisava de tal sinal para crer; mas as pessoas com quem nos encontramos diariamente na escola, faculdade, trabalho podem estar precisando de um sinal distinto. O fato é que Deus revela seu amor através de coisas práticas.

Para que o povo cresse foi necessário que Elias seguisse alguns passos práticos. E é por meio de tais passos que estaremos aptos a manifestar sinais vindos da parte de Deus. Precisamos confiar no Senhor e acreditar que Ele está conosco em cada passo, como Jesus diz em Mateus 28:20: "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos."

Assim, devemos: reparar o altar do Senhor, firmando nossa vida na rocha, com um alicerce sólido, fundamentado em Cristo; cavar uma vala profunda ao redor do altar, deixando com que o Espírito Santo limpe nosso coração e nos faça livres em Cristo, longe do pecado; arrumar a lenha e o holocausto, tendo uma vida de leitura da Palavra, conhecendo a Jesus e nos alimentando dEle, sempre preparados para sermos sacrifícios puros ao Senhor e sabendo o que é prioridade na nossa vida; derramar água sobre o holocausto e a lenha, nos sujeitando ao Espírito e sendo sensíveis a sua doce voz, bem como deixando que Ele nos guie.

Deus abençoe vocês!

3 comentários:

  1. Muito bênção! Senhor continue a te revelar mais sobre Suas escrituras e tu possa estar sendo usado por Ele, nos edificando.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa ler teus textos, amado. Gosto da forma como tu traz versículos da Palavra pra conversar com o leitor.
    Que o Senhor continue te inspirando! Fui muito edificado. Te amo (em Cristo).

    ResponderExcluir
  3. Olha aí rapaiz, show de bola

    ResponderExcluir