Um coração movido por Jesus

terça-feira, 29 de agosto de 2017


"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." (Provérbios 3:5-6). O Senhor tem "martelado" a palavra confiança em meu coração há alguns dias, e vou compartilhar um pouco do que Ele me falou.

As pessoas tendem a confiar naqueles que lhes transmitem segurança. Geralmente, essa segurança é adquirida através de um forte laço de amizade que é estabelecido entre elas. E quando não há esse laço, elas deixam de confiar no outro.

Só se confia no Senhor estabelecendo uma relação pessoal com Ele, e creio que ninguém transmita mais segurança do que Deus. O versículo do primeiro parágrafo diz que se deve confiar no Senhor antes mesmo de confiar em si próprio. Vocês se imaginam confiando tanto assim em alguém?

Precisamos conhecer Jesus para estarmos aptos a depositar tamanha confiança nEle. Saber o quanto somos amados por Ele torna essa tarefa quase que natural, e eu posso garantir que somos muito amados por Deus. Você não vai encontrar amor maior nem mesmo nas pessoas em quem mais confia nesse mundo.

Recentemente, eu andei ansioso e preocupado com algumas coisas. Mas, além de me dar paz em cada uma das situações, o Senhor falou - confirmando o que escrevi no parágrafo anterior, que meu único anseio deve ser por estar em Sua presença, e minha maior preocupação, conhecer Ele.

"Partiu" confiar no Senhor? Espero ter conseguido transmitir aquilo que Deus falou comigo. E oro para que nossa confiança esteja sempre nEle, pois acima de qualquer circunstância, "bendito é o homem cuja confiança está no Senhor." (Jeremias 17:7)

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 15 de agosto de 2017


"Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfaçam os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito (...)" (Gálatas 5:16-17). "(...) mas deixem-se encher pelo Espírito (...)" (Efésios 5:18).

Hoje o Senhor trouxe os três versículos acima à minha memória. Mas, além dos versículos, ele também me lembrou de uma visão que tive há algum tempo, durante um grupo de oração. Então percebi como a visão se relaciona com os versículos.

A visão consistia num tipo de ilustração da música que estávamos cantando, cuja letra falava: "Santo Espírito, és bem-vindo aqui. Vem inundar e encher este lugar. É o desejo do meu coração sermos inundados por Tua glória, Senhor."

Eu vi um coração sendo cheio por uma jarra de água, enquanto uma pessoa desfrutava dessa água, mergulhando no interior do coração. Mas a questão é que, antes da água começar a ser derramada, aquela pessoa estava presa em uma boia.

E qual a relação da boia com a música? Nenhuma. Mas a boia se relaciona com os versículos que citei na introdução desse texto. A boia é a nossa carne: ao desejar o que é contrário ao Espírito, ela nos impede de desfrutar daquela água que flui no interior do coração.

Mas o que é o coração? Bom, para a surpresa de vocês, ele é literalmente um coração: o nosso. E, sobre a água derramada pela jarra, ela representa o Espírito Santo.

O Espírito é o único que pode fazer a boia da nossa carne se desprender de nós. Porém, precisamos nos deixar ser cheios dEle e, principalmente, não nos amedrontarmos com a largura e profundidade daquela água que flui no nosso coração.

Minha oração é para que a mensagem desse texto frutifique no coração de todos quantos o lerem. O Espírito tem me ajudado a largar a boia e mergulhar nesse "marzão" que flui no meu coração, e oro para que vocês se deixem ser ajudados por Ele também.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 8 de agosto de 2017


Conheci a música Puro e Simples, do Ministério Morada, através de duas amigas. Então comecei a ouvi-la, e dentro de poucos dias eu já estava com a letra decorada; até que, enquanto eu a cantava no carro, o Senhor começou a ministrar algumas coisas que fizeram muito sentido para mim.

Primeiro Ele me atentou para o fato de que a música se divide em três momentos. No primeiro momento, a letra fala: "Olha Deus, o desenho que eu fiz pra ti: esse aqui é o meu pai, essa aqui é a mamãe e o meu irmão, e esse aqui é você."

E o que o Espírito Santo me revelou nesse primeiro momento foram duas coisas: a primeira é o início de uma vida cristã, quando entramos para a família de Deus; e a segunda é a simplicidade desses primeiros passos, simplicidade que é representada pelo desenho.

No segundo momento, a letra fala: "Sabe, Deus, a minha mãe me falou mais cedo que, qualquer coisa que me der medo, posso correr pra você." E o que o Espírito Santo me mostrou nesse momento foi o começo de uma relação pessoal com Deus, quando passamos a confiar nEle.

Poder correr para Ele em um momento de medo é reconhecer que nEle não há medo; "pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo". (1 João 4:18). Por isso precisamos confiar nesse perfeito amor, confiar em Deus e buscar um relacionamento com Ele.

Por fim, no terceiro momento a letra fala: "E quando chegar lá, será que você vai me encontrar? Se eu ficar no meu lugar secreto, discreto, bem quieto, esperando você me achar." E nesse momento o Espírito Santo me levou a interpretar uma coisa que, realmente, só por Deus.

Ele me mostrou que a letra não fala sobre alguém chegar lá, e sim "quando chegar lá"; quando chegar lá no fim. "Será que vamos ser encontrados por Deus se retermos aquilo que Ele nos tem dado, ficando nos nossos lugares secretos, discretos, bem quietos?"

Essa foi a pergunta que eu me fiz. E, obviamente, recebi um não como resposta. O Senhor nos chamou para repartir aquilo que Ele nos dá. Afinal, tudo é dEle; e quando repartirmos, glorificamos o nome de Jesus, e cumprimos com o nosso chamado.

Mas o que esses três momentos têm em comum? E por que a música se chama Puro e Simples? Se o título estivesse se referindo à música, deveria estar no feminino, não masculino. Contudo, o título está se referindo ao Evangelho.

A última coisa que o Espírito Santo me mostrou foi que a música fala de um Evangelho puro e simples. Cada momento é uma etapa desse Evangelho em nossas vidas: entramos para a família de Deus; desenvolvemos um relacionamento com Ele; pregamos o Evangelho.

Cada um dos três momentos dessa música é essencial, e um depende do outro; pois sem estarmos introduzidos na família de Deus, não podemos ter um relacionamento com Ele. E sem um relacionamento com Ele, não há o que repartir com os outros.

Sendo assim, devemos estar andando segundo os momentos dessa música: sendo parte da família de Deus, se relacionando com Ele e repartindo aquilo que ele nos dá. Agradeço ao Senhor, e ao Ministério Morada, por essa música tão preciosa.

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 1 de agosto de 2017


Estava separando um tempo especial para escrever, quando o Senhor me lembrou de Eclesiastes 3:1, onde está escrito: "Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu". Então comecei a pensar na velocidade com que o tempo tem passado, e como costumamos perder tempo.

Perder tempo parece algo tão relativo, afinal, o que é perda de tempo para alguns, pode ser ganho para outros. A verdade é que, nos dias de hoje, precisamos saber administrar cada segundo do tempo que temos, principalmente na nossa comunhão com Deus.

Minha rotina, por exemplo, não é tão apertada; mas, muitas vezes, me distraio com coisas fúteis, que acabam tomando um tempo que poderia ser dedicado ao Senhor. Claro que haverão prioridades na nossa vida, como família, trabalho, e outros compromissos; contudo, o Senhor precisa vir antes dessas prioridades. Ele precisa ser nossa maior prioridade.

Meu discipulador me falou algo muito importante há alguns dias. Ele disse que "o Diabo não investe no pecado, porque quando nos arrependemos do pecado, encontramos perdão em Deus. Mas ele investe em roubar nosso tempo, porque não temos como recuperar o tempo que foi perdido".

Eu perdi tempo, inclusive, pensando nessa frase. Não deve ser assim! Precisamos "aproveitar ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus". (Efésios 5:16). Quando Paulo fala "cada oportunidade", ele quer dizer cada instante que temos durante os nossos dias.

Devemos investir tempo em oração, não só falando, mas também ouvindo Jesus; investir tempo em leitura da Palavra, pois por meio dela nos enchemos de fé, e conhecemos Jesus; investir tempo em falar de Jesus, falar àqueles que não conhecem Ele, e àqueles que conhecem também.

Eu sinto como se a cada dia o tempo passasse mais rápido, e com menos tempo, fica mais difícil ainda investir tempo nessas coisas que citei acima. Mas glória a Deus que não precisamos fazer isso na nossa força, porque, de fato, não conseguiríamos. Mas é na força do Senhor, por meio do Espírito Santo, que conseguiremos "aproveitar bem cada oportunidade".

O tempo com o Senhor jamais será perda de tempo. Antes, se dedicarmos o pouco de tempo que temos aqui na Terra à Ele, passaremos a eternidade com Ele. "Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto." (Isaías 55:6).

Deus abençoe vocês!