Um coração movido por Jesus

terça-feira, 26 de setembro de 2017


"Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês." (Oséias 10:12).

Já faz um bom tempo que o Senhor tem falado comigo sobre intimidade, e através do versículo que nomeia o texto, Ele me confirmou tudo aquilo que vinha ministrando ao meu coração.

Ele tem me mostrado o quanto o Pai se agrada com aqueles que se esforçam para serem íntimos dEle; algo simples e que a maioria de nós já ouviu. No entanto, a repetição é um dos melhores métodos de nos fazer aprender algo.

Agora, vejamos a relação de Oseias 10:12 com o quesito intimidade. O próprio Deus, na segunda metade do versículo 12, fala que "é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês", ou seja, até que Seu Reino venha.

Além disso, na primeira metade do texto podemos ver como essa busca deve ser feita, em três etapas: a primeira etapa diz respeito à semeadura da retidão para si; a segunda etapa, à colheita do fruto da lealdade; e a terceira, à abertura de sulcos no solo não arado.

Primeiro devemos semear a Palavra, Jesus em nossas vidas; depois, colher os frutos desse plantio, os frutos conquistados pela lealdade do Senhor; enfim, fazer algumas marcas, ranhuras no nosso solo não arado.

O solo não arado impede o crescimento daquilo que nele é semeado, necessitando, assim, que sejam feitos sulcos (marcas, ranhuras) para a absorção da água e, mais tarde, a germinação.

Os sulcos são fruto da nossa intimidade com o Pai. Uma constante busca e comunhão com o Senhor deixa marcas na nossa vida. E é através dessas marcas que o Espírito Santo nos rega - convence, revela, aconselha, guia-nos em Jesus.

Ainda que estejamos vivendo uma vida com Deus e dando frutos para Sua glória, o Senhor pede nosso solo não arado. Ou seja, intimidade ao ponto que Ele possa penetrar no mais profundo do nosso ser, para que, dessa forma, possamos nos aprofundar em conhecer Ele. "E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração." (1 Pedro 4:7).

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 12 de setembro de 2017


"Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Lugar Santíssimo pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. (...) Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé." (Hebreus 10:19-22).


No último fim de semana estive no retiro de jovens, onde o tema ministrado era o justo viverá por fé. Foi um tempo de se alegrar e trazer à memória aquilo que nos enche de esperança (Lamentações 3:21). Creio que muitos, assim como eu, saíram ainda mais cheios de amor pelo nosso Pai.


No entanto, quero compartilhar algo específico que o Senhor falou comigo nesses dias, sobre profundidade. Deus me mostrou que o que sustenta nosso relacionamento com Ele é o quão profundo nós buscamos a Sua face, entramos na Sua presença.


Jesus suportou a cruz para que pudéssemos voltar a ter comunhão com o Pai. Então quando deixamos de buscar a Deus, estamos desprezando o sangue de Jesus, desprezando o sacrifício que Ele fez em nosso favor. Não temos ideia do preço que foi pago pelas nossas vidas!


O versículo do primeiro parágrafo começa falando sobre esse preço, e termina nos ensinando de que forma se achegar ao Pai. Ele fala que devemos fazê-lo "com um coração sincero e com plena convicção de fé", ou seja, para buscarmos o Senhor de forma profunda, precisamos dos atributos acima mencionados.


Se procurarmos a palavra profundidade no dicionário, iremos encontrar duas definições, as quais falam sobre a "qualidade do que não se restringe ao aspecto superficial das coisas, mas vai à sua essência", bem como a "qualidade do que tem bom alicerce, boa base." É exatamente isso que o Senhor espera da nossa busca por Ele.


Mas embora seja exatamente isso que Ele espera, muitas vezes a nossa busca por Ele é feita de forma rasa, por consequência da nossa falta de fé. Pois a fé é o "motor" da nossa vida com Deus; e é por meio dela que, de forma sincera e com profundidade, nos aproximamos do Senhor. Precisamos ser cheios de fé!


Minha oração é para que o Senhor encontre em nós um coração sincero e cheio de fé. Pois somente assim alcançaremos profundidade no nosso relacionamento com Ele. Devemos clamar por fé e ler a Bíblia, afinal, a Palavra também aumenta nossa fé.


Deus abençoe vocês!