Um coração movido por Jesus

terça-feira, 18 de abril de 2017


Quando me deitei essa noite, com meus pensamentos muito voltados para o Cartola e assuntos sobre futebol em geral, comecei a pensar no time do Palmeiras e como o atacante Gabriel Jesus, que é o maior craque deles, era fundamental nas partidas.

Então, enquanto eu pensava, o Senhor foi me mostrando diversas coisas que nos levam a rever nossa vida com Ele, de uma forma bem diferente da qual estamos acostumados.

A primeira coisa que eu percebi foi que Gabriel Jesus era Jesus, propriamente dito, e o resto do time, nossa vida. Cada adversário, tanto em casa como fora, era um momento da nossa vida.

Percebi que o time inteiro jogava para Jesus, tentando fazer com que todas as bolas passassem pelo pé dele, e que ele finalizasse todas as jogadas. E quando isso não acontecia, o time não se encaixava em campo e os gols não saíam. Mas, quando acontecia, o Palmeiras não perdia nenhuma chance de gol e saía vitorioso em todas as partidas.

Percebi também que o Fernando Prass, goleiro do Palmeiras, era como nossa fé, sendo sempre muito exigido. Se o time estava mal, os gols sofridos - situações difíceis, pareciam irreparáveis. Mas, quando o time estava bem e Jesus era o centro das jogadas, não importava quantos gols ele sofresse, a vitória era sempre garantida. E assim também é com nossa fé.

Provações sempre virão, e se o Senhor não estiver no controle, elas enfraquecerão nossa fé. Mas se o Senhor for o centro, as provações não serão nada comparadas aos "gols que iremos marcar com Jesus lá na frente". "Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar alguma coisa." (Tiago 1:3-4).

Essa comparação pode até parecer mesquinha, mas creio que foi um jeito louco que o Senhor me mostrou de ver a vida com Ele, afinal, "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios". (1 Coríntios 1:27).

Ele quer ser o centro de nossa vida, mas para que Ele seja o centro, precisamos sujeitar cada detalhe da nossa vida à Ele, e abrir mão da nossa vontade, para que a vontade dEle seja feita. Só que Ele não pode nos obrigar a fazer isso "roubando a bola dos jogadores do próprio time", essa decisão deve partir de cada um de nós; Ele conta conosco.

Portando, devemos contar com o Senhor todos os dias, e sempre nos certificar de que Ele é o centro de tudo em nossa vida, pois somente Ele "que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos." (Efésios 3:20). E fazendo com que Ele seja o centro sempre, com certeza "sairemos com os 3 pontos ao final de cada rodada".⁠⁠⁠⁠

Deus abençoe vocês!

terça-feira, 11 de abril de 2017


Alguns dias atrás, o Senhor chamou a minha atenção para o texto de Hebreus 6:7. "Pois a terra, que absorve a chuva que cai frequentemente, e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus." Mas mesmo lendo e relendo diversas vezes o versículo, acabei não entendendo o que o Senhor estava tentando me falar através dele.

Passou um tempo, e hoje pela manhã resolvi assistir alguns vídeos no computador da faculdade, enquanto esperava minha carona. Coloquei no canal JesusCopy e abri o primeiro vídeo: TOP 10 PREGADORES. No vídeo, Douglas Gonçalves fala, de forma breve, sobre alguns pregadores que influenciaram ele e a equipe do JesusCopy. O mais interessante do vídeo é que cada pregador tem uma característica que vai de encontro a do outro, fazendo com que eles sejam muito diferentes. Foi então que o Senhor me lembrou do texto de Hebreus 6:7, que eu havia lido há alguns dias, e me fez compreender o que ali se dizia.

A terra é a nossa vida, e a chuva que cai frequentemente é o Espírito Santo. Quando absorvemos essa chuva e damos colheita proveitosa àqueles que nos cultivam - Pai, Filho e Espírito Santo, recebemos a bênção de Deus. E essa bênção, esse poder que recebemos, é o de sermos feitos filhos de Deus. (João 1:12). Filhos que amam, e porque amam, pregam, proclamam esse amor. E ao proclamar esse amor, dão colheita proveitosa ao Senhor.

Deus não olha para o quão engraçados ou sérios nós somos, ou para a forma como nos expressamos, idade, nacionalidade. Ele olha para a vida de Jesus em nós. Por isso precisamos nos encher de Jesus. Nos encher da Palavra, do Espírito Santo. Absorver a chuva que cai frequentemente e dar colheita proveitosa. Estando cheios dessa chuva, ela vai transbordar. E a colheita virá, pois aquele que permanecer em Jesus, esse dará muito fruto. (João 15:5).

Entre os pregadores citados por Douglas Gonçalves no vídeo, alguns eram bem engraçados e despojados, outros mais fechados e sérios; alguns falavam com linguagem informal, outros formal; alguns eram jovens, outros mais velhos; alguns eram brasileiros, outros estrangeiros. Mas todos tremendamente usados por Deus. Suas terras têm absorvido a chuva que cai frequentemente e dado colheita proveitosa.

Vejamos o versículo seguinte ao de Hebreus, que foi citado acima. "Mas a terra que produz espinhos e ervas daninhas, é inútil e logo será amaldiçoada. Seu fim é ser queimada." (Hebreus 6:8). Acredito que ninguém queira ser queimado, não é mesmo? Sendo assim, que o Senhor encontre em nós uma terra como a do versículo 7: pronta à absorver a chuva que cai frequentemente e dar colheita proveitosa àqueles que a cultivam.

Deus abençoe vocês!